Escola Profª Ormy Araujo Amaral

escola.310603@educacao.mg.gov.br

sábado, 15 de março de 2014





 ‘Dia D do Colegiado Escolar’ é o momento onde as escolas estudam resolução que dispõe sobre a estrutura e funcionamento do órgão

Professores, pais e alunos se reuniram  nesta quarta-feira passada  (12-03) por um motivo especial: discutir o papel do colegiado na escola. Para debater a importância desse órgão, as escolas estaduais realizam o ‘Dia D do Colegiado Escolar’, momento em que toda a comunidade se reúne para estudar a resolução SEE nº 2554, de 26 de fevereiro de 2014, que dispõe sobre a estrutura e o funcionamento dos colegiados. 

O Dia D do Colegiado Escolar é importante para disseminar a gestão colegiada nas unidades escolares. É a oportunidade dos diferentes segmentos entenderem a importância da participação na gestão da escola, porque assim o colegiado pode ser presente e participativo em todas as ações. Esse é um momento de preparação para a eleição dos membros de todos os colegiados das escolas estaduais de Minas Gerais, que acontece no dia 25 de março”, destaca a diretora de Gestão e Desenvolvimento de Servidores Administrativos e de Certificação Ocupacional, Éder Quintão.

As inscrições dos candidatos interessados em participar do processo de eleição dos membros dos Colegiados Escolares devem ser feitas no período de 12 a 18 de março. A divulgação dos candidatos para a comunidade será realizada no período de 19 a 24 do mesmo mês.
 Já a votação e apuração dos votos serão realizadas no dia 25 de março.
  

Os membros do colegiado escolar, titulares e suplentes, são escolhidos pela comunidade escolar, para exercerem mandato de dois anos, mediante processo de eleição. A eleição é feita por segmento, ou seja, alunos votam em alunos, professores em professores e assim por diante. A votação é secreta e feita em urnas. Vencem a eleição os candidatos mais votados. O número de membros do órgão está relacionado ao número de alunos da escola.



O colegiado é composto por representantes dos seguintes segmentos: professores e especialistas da educação básica e  Demais servidores da escola, além de representantes da comunidade atendida pela escola, como aluno regularmente matriculado e frequente no ensino médio ou estudante de qualquer nível de ensino com idade igual ou superior a 14 anos.

O Colegiado é presidido pelo diretor ou coordenador da escola e as decisões são tomadas pela maioria dos membros.